Chaves - A história oficial ilustrada [resenha]

Autor - Roberto Gomez Bolãnos
Editora - Universo dos Livros
208 páginas

Roberto Gómez Bolaños, o humorista que deu vida a 'Chaves' e 'Chapolin Colorado', ganha uma homenagem nesta obra. O leitor poderá ter contato com uma biografia que resume alguns dos episódios mais marcantes da vida e dos anos de carreira do escritor, roteirista, ator, diretor, dramaturgo, comediante e compositor mexicano.

"Este personagem era o melhor exemplo da inocência e da ingenuidade próprias de um garoto, e o mais provável é que essas características tenham gerado o grande carinho que o público sentia por ele." Página 93.
 Sou muito suspeito para falar desse livro. Na verdade de tudo que envolve o universo do Chaves. Sou fã incondicional do programa e de todos os atores que dele fizeram parte. Eu cresci assistindo ao seriado (acho que muita gente também!) e posso afirmar com toda certeza que aprendi muito com as peripécias do menino órfão que morava dentro do barril. Até hoje eu não consigo achar um programa voltado para crianças que tenha a mesma sutileza e simplicidade que Chaves. Fora que agora, toda vez que me pego assistindo a algum episódio aleatoriamente, aquele momento nostálgico paira no ar... Me Lembro do cheiro da chuva, dos dias de folga da escola, do café com biscoito... OH MY!  Vamos parar com isso e ir direto a resenha antes que eu chore sério.

Confesso que quando pedi esse livro para o pessoal da Universo dos livros, eu imagina um conteúdo mais voltado para o seriado. Mas, não. "Chaves - a história oficial ilustrada" é uma biografia da vida do ator - escritor e diretor, Roberto Gómez Bolaños, nosso querido e eterno Chaves. Temos fatos narrados desde seu nascimento até o grande ápice de sua carreira, que foi bem antes de Chaves. Mas isso não fez com que eu gostasse menos do livro. Gostei muito de saber da trajetória de vida de uma pessoa que me fez tão bem durante anos (e continua fazendo). 

O relacionamento do Roberto com a Florinda Meza (Dona Florinda) é tratado de uma forma tão bonita, tão singela. O jeito que ele a descreve é realmente de uma pessoa super apaixonada. Mas isso da pra se perceber, já que os dois estão juntos faz tempo. No livro, Roberto desmente a acusação dos jornais dizendo que Florinda o maltrata muito. A diferença de idade dos dois é de quase 20 anos. 

Em 208 páginas, temos MUITAS fotos! E fotos que eu acredito que sejam do acervo do próprio Bolaños. E com certeza, as fotos que eu mais gostei foram as do seriado Chaves. Algumas de bastidores ou do dia a dia dos atores que estamos acostumado a ver ali, sendo aquele personagem que a gente tanto ama. Para quem é fã mesmo do programa, esse livro é um presente. 

O que eu senti falta (e já sabia que não estaria no livro) é a "briga" do Bolaños com a Maria Antonieta de las Nieves pelos direitos autorais sobre o personagem Chiquinha (<3).  Queria saber mais detalhes, mesmo a própria Maria Antonieta já ter dado trocentas entrevistas sobre o assunto. Mas acredito (e tenho certeza) de que o personagem Chiquinha é parte fundamental como um todo para que o seriado desse certo - já que ela é a segunda personagem que eu mais gosto.  Assisto ao desenho (que também é pautado no livro) e sinto uma falta gigantesca dela lá... Mas enfim, o que importa é que de alguma forma TODOS os personagens estão vivos dentro de nós, e TODOS têm seu devido mérito. 

Tenho certeza, que depois de ter lido essa biografia, você leitor vai se coçar para assistir ao seu episódio favorito de Chaves só para matar a saudade. (Foi o que eu fiz... Acapulco rocks!)


   As fotos acima são uma pequena - muito pequena mesmo - parte do que te espera dentro do livro.

Essa eu acho que nem precisa de legenda, né? A primeira vez que eu a vi chorei. Impossível descrever tudo o que eu sinto a olhar para ela... A única coisa que eu posso dizer é OBRIGADO Roberto e a todos os outros personagens/atores por terem me acompanhado por todo esse tempo.

Comente usando seu Facebook:


Um comentário:

  1. omg, eu (assim como todo mundo que teve infância nos anos 90) AMOOOOO Chaves!! bateu aquela nostalgia gigante lendo o seu post! E o pior é que eu nem sei qual o meu episódio favorito, eu gosto tanto de todos! Enfim, morri de vontade de ler esse livro!
    Beijinhos!

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir